Medicina Veterinária

Apresentação








Formar profissionais, capacitando-os para a utilização de biotécnicas que visam a melhoria da produção e produtividade dos rebanhos, ações de promoção e recuperação/reabilitação de animais e saúde pública com trabalhos em clínicas e patologia veterinária, bem estar animal e vigilância em saúde. Este é o objetivo do recém lançado curso de Medicina Veterinária do Cescage.

Este curso nasceu com a missão de suprir uma carência da região, tipicamente agropecuária, e que carecia de profissionais gabaritados para o mercado de trabalho. A região possui pequenos produtores ainda sem assistência técnica, que necessitam de orientações básicas, desde a prevenção de zoonoses até a melhoria do plantel já existente.

A atividade do Médico Veterinário não está relacionada somente à saúde do animal. Ela tem como resultado final, também, as ações de proteção e promoção da saúde humana. O profissional formado pelo Cescage estará apto para atuar na prevenção e controle de doenças dos animais, contribuindo para o aumento da produtividade pecuária. Ele será capaz, ainda, de perceber e propor soluções para as necessidades dos indivíduos, populações, grupos sociais, sociedades e comunidade em relação à saúde do animal, ao saneamento básico e ao ambiente, à vigilância sanitária, à vigilância epidemiológica e à vigilância em saúde, à economia e administração de agronegócios, empresa veterinária e à ecologia e preservação do meio ambiente.

Para oferecer o curso de Medicina Veterinária, o Cescage já conta com toda infra-estrutura dos campi do Cescage e da Fazenda Escola, onde está instalada a Central de Biotecnologia de Reprodução Animal. Nesta central já são realizadas as atividades de transferência de embriões, congelamento de sêmen e fertilização in vitro. "Este trabalho já tem reconhecimento de todo o Brasil e vamos poder oferecer toda esta estrutura aos nossos alunos de Veterinária", informou o coordenador do curso, professor Raimundo Pereira.

Ainda de acordo com o coordenador, o curso veio para ser mais uma referência para a região dos Campos Gerais."Vamos formar profissionais prontos para encarar os desafios do mercado de trabalho, propiciando a eles conhecimentos práticos e teóricos sobre a profissão de Medicina Veterinária".

Vestibular CESCAGE - Solicitação de Informações crc@cescage.edu.br





 

CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
Sede Administrativa * Fone: (42) 3219-8000 Rua Rodrigues Alves, 600 - Orfãs - Ponta Grossa - PR - CEP 84015-440
Unidade Olarias - Fone: (42) 3219-8062 Rua Tomazina S/N - Olarias - Ponta Grossa - PR - CEP 84025-510
Unidade Mitaí - Rua Balduino Taques - 810 - Centro - Ponta Grossa - PR - CEP 84010-050
Unidade Fazenda Escola - Fone: (42) 3219-8050 (42) 99109-1972 BR 376 - KM 503
CDE - Pós-Graduação - Fone: (42) 3219-8000 - Rua Balduino Taques - 810 - Centro - Ponta Grossa - PR - CEP 84010-050