Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

Revista Online

ANÁLISE DO SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUE DO ALMOXARIFADO DE UMA MULTINACIONAL DO RAMO AGROPECUÁRIO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo principal de uma empresa é, sem dúvida, maximizar o lucro sobre o capital investido, sejam em fábricas, equipamentos, financiamentos de vendas, reserva de caixa ou estoques. Para atingir lucro máximo, ela deve usar o capital da melhor forma possível para que não permaneça inativo. Espera-se, então, que o dinheiro investido em estoques seja o componente necessário para produção e o atendimento das necessidades da empresa. Os estoques incorrem em custos, oneram o capital, ocupam espaço e necessitam de gerenciamento tanto na entrada como na saída. Um dos grandes desafios enfrentados atualmente pelos administradores das empresas, independente do porte se refere ao equilíbrio dos estoques com a demanda. O sucesso ou fracasso de muitas organizações encontra-se através da gestão de estoque, que é constituída por administração de materiais, recursos humanos e financeiros. Martins et al (2009) explicam que a gestão de estoques constitui uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relações aos setores que deles utilizam, bem manuseados e bem controlados. Neste cenário de alta competitividade que estão inseridos as grandes empresas, a gestão de estoque tem papel fundamental para o desenvolvimento da empresa e uso correto do capital.

Autor

Silvio Leonardo Tulio Santana
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

Autor

Adriana G. Fabrini Diniz
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

Autor

Cesar E. Abud Limas
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

Autor

Osvaldo M. Callegari
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

Palavras-chave:

competitividade, Custos, estoques, demanda

ARBITRAGEM AUTOMÁTICA PARA AUXÍLIO DO ARBITRO EM PARTIDAS DE FUTEBOL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Erros de arbitragem em partidas de futebol acontecem tanto em partidas de divisões inferiores quanto em Copas do Mundo e um monitoramento por sensores pode ajudar em muito os árbitros a não cometerem erros como, por exemplo, o gol inglês da Copa do Mundo de 2010 onde, em um chute do time inglês a bola entra e sai. Com um sensor colocado na bola e nos gols poderíamos saber quando, em um chute, a bola passou a linha do gol e com um sensor em cada chuteira, similar a modelos já existentes e já utilizados por grandes empresas como Nike e Adidas, em que a chuteira se comunica direto com um computador e mostra, entre outras coisas, a velocidade máxima, área de atuação, poderia também em conjunto com as outras em um mesmo sistema, determinar se um jogador estava ou não impedido, calculando o momento do chute com um sensor integrado na bola e assim acusando se o jogador que a recebeu estava ou não em posição legal.

Autor

Wilson Ribeiro Neto
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Luiz F. Janke
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Tiago de Oliveira Verdi
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Rodrigo Delgado
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Paulo J. P. Abdala
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

FUTEBOL, arbitragem automática, sensores

ENTRE PRANCHETAS, PAPÉIS, RÉGUAS, LÁPIS E OUTROS INSTRUMENTOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO TÉCNICO E DA ARTE DE PROJETAR PARA OS PROFISSIONAIS DE ARQUITETURA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas reflexões a respeito da importância do desenho técnico e da arte de projetar para os profissionais de Arquitetura em geral. Para tanto, discorremos inicialmente sobre as relações existentes entre a Arquitetura, o arquiteto e a arte de projetar. A seguir, realiza-se comentários acerca do projeto enquanto instrumento basilar de trabalho do arquiteto profissional. Na sequência, trazemos a lume breves notas relativas ao arquiteto profissional como projetista, no sentido literal do termo. Por fim, busca-se apresentar alguns apontamentos concernentes à viabilidade do desenho técnico de projetos arquitetônicos para o desenvolvimento da atividade profissional do arquiteto.

Autor

Marcos Pereira dos Santos
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Autor

Paulo Henrique da Silva
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Arquitetura, Desenho Técnico, Projeto Arquitetônico

INOVAÇÃO NO PROCESSO DE SECAGEM DA ERVA MATE: ESTUDO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA CIDADE DE PRUDENTÓPOLIS/PR
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este estudo tem por objetivo demonstrar os benefícios resultantes da inovação no processo de secagem de uma indústria de erva mate, localizada na cidade de Prudentópolis/PR. A indústria de erva mate teve papel fundamental no desenvolvimento econômico do país e o incremento de novas tecnologias na forma de beneficiamento fez com que a indústria de erva mate se destacasse ainda mais nos últimos anos. Para demonstrar como a inovação no processo de secagem pode trazer benefícios para as empresas é que se realizou um estudo de caso em uma pequena indústria de erva mate. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como qualitativa, com caráter exploratório, cujo instrumento utilizado foi a entrevista com o proprietário e funcionários da empresa bem como a pesquisa observacional. Os principais resultados apontam que a inovação ocorrida no processo de secagem da empresa estudada, gerou um resultado muito satisfatório nos diversos aspectos, como: a economia do tempo gasto no processo e a redução de custos e recursos durante a elaboração do processo de secagem. Embora a inovação tenha proporcionado um resultado satisfatório, ainda existem dificuldades a serem superadas como: a falta de uma esteira alimentadora, a falta de uma balança para pesagem de caminhões, entre outras pequenas dificuldades que devem ser levadas em consideração para que o processo tenha o melhor desempenho possível.

Autor

Leandro Kelte
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Leozenir Mendes Betim
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

inovação, processo de secagem, erva mate

SISTEMAS DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS INDUSTRIAIS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a aplicabilidade de dois itens de controle de segurança, sendo que um deles é um PLC de segurança e o outro um relé de segurança, bem como verificar as vantagens e desvantagens de cada um. Para execução desse experimento inicialmente desenvolveu-se uma aplicação de segurança utilizando uma ferramenta de programação RSLOGIX 5000, baseada no PLC Compact Guardlogix L43S. Em seguida demonstrou-se através de testes a eficiência dessa aplicação. Para finalizar replicou-se tal aplicação com um relé de segurança. Ambos os sistemas demonstraram um resultado satisfatório, porém o PLC de segurança dá maior flexibilidade e interatividade na hora da programação. A escolha do sistema de monitoramento e controle de segurança está diretamente ligada ao nível de complexidade do sistema. Com um sistema mais complexo, exige-se do desenvolvedor o conhecimento de engenharia de controle. Sendo que com um relé de segurança qualquer eletricista pode implantá-lo e seu custo é menor.

Autor

Erickson Puchta
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - Cescage

Autor

Luiz Fernando Janke
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - Cescage

Autor

Marcelo Granza
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - Cescage

Palavras-chave:

sistema de segurança, PLC de segurança, relé de segurança

A PRÁTICA DE CAMPO NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Decorrente da observação realizada no desempenho da função de estagiária no Parque Estadual de Vila Velha – PR e da pratica docente no ambiente natural partimos dos seguintes pressupostos: fragmentação do ensino e a prática de campo, interdisciplinaridade e a região dos Campos Gerais - PR que utilizamos como referência. Este trabalho teve o intuito elucidar o conhecimento regional, refletir sobre o processo interdisciplinar e práticas de campo com professores, pedagogos e alunos, conhecer os problemas ambientais da região e orientar os alunos sobre consequências futuras. Foi realizada com os alunos do Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman, localizado no bairro Santa Mônica, município de Ponta Grossa. Sendo a pesquisa caracterizada como qualitativa, os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, questionário, mesa redonda com professores, pedagogos e alunos, mini-curso, abordando a região dos Campos Gerais e relacionando as diversas áreas do conhecimento, seguida de uma prática no Buraco do Padre, Furnas Gêmeas e Furna Grande – Ponta Grossa, PR, partindo de um viés interdisciplinar. Obtivemos como resultados a constatação de obstáculos educacionais para a utilização de aulas práticas de campo para o ensino médio como, por exemplo: falta de participação de professores em projetos voltados á interdisciplinaridade, onde podemos apontar também algumas falhas no sistema educacional decorrente de anos de ensino fragmentado. Sendo assim, podemos concluir que os alunos do ensino médio, não possuem aulas práticas de campo, existem muitos trâmites burocráticos em relação a práticas da mesma, onde podemos apontar deficiência e dificuldades na formação inicial e continuada de professores.

Autor

Luiza Biasi Placedino
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Guilherme Leonardo Freitas Silva
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Leonardo Biasi Placedino
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Palavras-chave:

INTERDISCIPLINARIDADE, Estudo de Campo, Fragmentação do Ensino

ANÁLISE DA DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ, CONFORME O RELATÓRIO DA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: A maioria das cidades brasileiras não apresentam uma destinação adequada para os seus resíduos sólidos urbanos, ocasionando impactos ambientais e sociais, a destinação dos rejeitos, está amparada pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional dos resíduos sólidos, onde cita que a disposição final ambientalmente adequada, deverá ser implantada em até quatro anos após a data de publicação desta Lei. Portanto, acredita-se que, através da análise do Panorama do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos no Paraná, evidenciará a efetividade da lei, possibilitando que até o ano de 2014 todas as cidades do Estado do Paraná possam apresentar aterros controlados. Neste trabalho analisou-se o Re-latório da Auditoria Operacional na área de meio ambiente realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) em 2011. Diante da verificação da análise realizada, o presente cenário exige soluções urgentes em relação à destinação correta dos resíduos. Isso indica que, faz-se necessário o cumprimento das condicionantes, a fim de tornar eficaz a problematização da destinação final. Frente a premissa de acabar com um dos métodos mais inadequados e obtusos de tratamento com os rejeitos, os chamados lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos tenta através da Lei 12.305/2010 mudar o paradigma do lixo no Brasil.

Autor

Joslene Adrieli Liebl
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Karina Almeida Coelho
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Luiz Anselmo Merlin Tourinho
Instituição: Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Resíduos, Destinação, Paraná, Política Ambiental

APLICAÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO STEEL FRAME
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Devido ao grande aumento da demanda da construção civil e também por atendimento dos prazos de conclusão das edificações, esta havendo uma grande oferta de novas possibilidades de construções diferenciadas que atendam todos os requisitos solicitados a assuntos relacionados a racionalização e cuidados com o meio ambiente.O sistema STEEL FRAMING se destaca pela redução dos processos tradicionais durante a execução de uma edificação, ofertando o processo que permite a industrialização fora do canteiro, garantindo com isto uma padronização livre de futuros desperdícios, prejuízos e de desrespeito ao meio ambiente. Este sistema STEEL FRAMING também traz a satisfação do cliente uma vez que o proprietário recebe a sua edificação com um tempo muito reduzido e com qualidade igual ou superior a de uma construção tradicional.E comparado os custos entre as duas se igualam nos valores cobrados pó metro quadrado, porem o sistema STEEL FRAMING durante e ao final da conclusão da obra se torna mais viável, por se tratar de uma obra secas não geradoras de resíduos industriais.Esta exige uma mão de obra qualificada e bem treinada para garantir a total eficiência do sistema como um todo.E o mais importante é a redução no peso da edificação, evitando com isto um investimento muito alto em fundações já que o sistema STEEL FRAMING necessita basicamente de um revestimento tipo Radier.

Autor

Acylino Luiz Chemin
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Wellington Ricardo Felipe
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Joselia Chemin Goulart
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Sustentabilidade, racionalização, Agilidade, Satisfação do Cliente

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONSTRUÇÃO CIVIL A PARTIR DO CONTROLE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: A problemática ambiental tem tomado conta de muitos debates em âmbito nacional e internacional, tanto na sociedade civil quanto nas políticas públicas, tendo em vista afetar a realidade de cada ser vivo no planeta, inclusive do ser humano. Outros sim, verifica-se o intervencionismo estatal na vida corrente das sociedades, diante da necessidade de resolver graves questões ambientais oriundas do crescimento industrial dos séculos anteriores sem nenhuma preocupação com o meio ambiente e com vistas a alcançar o tão almejado, porém complexo, desenvolvimento sustentável. Os resíduos sólidos gerados na indústria da construção civil, popularmente conhecidos como entulho, são materiais constituídos basicamente de restos de argamassa, papelão, blocos cerâmicos e de concreto, fios, gesso, madeira e outros materiais. A pesquisa se dará a partir de uma bibliografia retrospectiva baseada em livros, artigos científicos, revistas técnicas e anais sobre o assunto.

Autor

César Augusto Nunes Carrico
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Helenton Carlos da Silva
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, construção civil, Resíduos Sólidos, Ambiental

EFEITOS DA ADIÇÃO DE FIBRAS DE GARRAFAS PET EM CONCRETO PARA FINS DE PRODUÇÃO DE PAVERS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: A proposta deste trabalho consiste na utilização de fibras recicláveis PET na fabricação de pavimentos intertravados, avaliando assim os resultados de viabilidade técnica e econômica. Desse modo, foram analisados os resultados da produção de pavers com a adição da fibra de PET ao concreto, bem como avaliados os testes de resistência à compressão. Os resultados obtidos não foram satisfatórios, pois o paver com a menor quantidade de fibra proposta obteve pouco mais da metade da resistência do concreto sem a mesma. Porém, um traço de concreto desenvolvido com maior controle tecnológico pode aumentar a resistência do paver com acréscimo de fibra, desse modo possibilitando a viabilidade técnica, econômica e ecológica do uso da fibra PET.

Autor

Tiago da Costa
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Paulo Jayme Pereira Abdala
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Reciclagem, Concreto

IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLO TDMA EM REDES WIFI DE LONGA DISTÂNCIA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Nos últimos anos, as redes Wi-Fi de longa distância têm sido usados para fornecer conectividade de Internet em áreas remotas com dificuldade de acesso. A necessidade de apresentar soluções com suporte a acesso em tempo real, nos leva a busca de uma solução para alta demanda de trafego de dados. Essa necessidade nos leva a considerar a implementação de protocolos de otimização de banda como o TDMA( Time Division Multiple Access). A terceira geração de redes WIFI traz na sua implementação esse protocolo, já utilizado na tecnologia celular, porém com uma nova conotação. Quando aplicado a tecnologia celular, o protocolo permite o trânsito de até 3 (três) clientes simultaneamente num mesmo canal, criando uma terceira variação na onda, aplicada ao tempo. Ao ser introduzida nas comunicações WIFI, esse protocolo permite que a banda total passante seja multiplicada também por 3 (três), permitindo assim, uma capacidade maior de tráfego na mesma amplitude de canal, evitando poluição do espectro. Outra aplicação do TDMA é a capacidade de evitar colisões e perda de dados por obstrução na amplitude do sinal, chamada de área de FRESNEL.

Autor

Robson Francisco Medeiros
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Bruno Henrique Andreata
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Elton Rodrigues
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Cledinei De Souza Macedo
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Diego Augusto Levandoski
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

João Ricardo Santos
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Internet, Otimização, Dados, Móvel

O ENGENHO DAS ENGENHARIAS E OS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA ELÉTRICA NO BRASIL: UMA VISÃO PANORÂMICA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma visão panorâmica acerca do engenho das engenharias em geral e dos profissionais de Engenharia Elétrica no Brasil. Para tanto, são realizadas inicialmente algumas considerações sobre engenho como arte das engenharias e dos engenheiros. Em seguida, apresentamos breves notas relacionadas aos antecedentes históricos da engenharia no Brasil. Na sequência, traz-se à discussão questões concernentes ao engenheiro, enquanto vocação profissional ou modismo social. Por fim, tecemos alguns comentários alusivos à formação acadêmica inicial e aos campos de atuação profissional dos engenheiros eletricistas no Brasil contemporâneo.

Autor

Marcos Pereira dos Santos
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

engenharias, Engenho, Engenheiro eletricista, Ofício profissional

O NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo deste estudo consiste em identificar o nível de sustentabilidade ambiental em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município de Esperantina – Piauí, mediante aplicação do Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA). Executou-se análise descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Dentre os resultados do estudo, destaca-se: o critério “Fornecedores” apresenta perfil adequado de sustentabilidade; os critérios “Eco-eficiência do Processo Produtivo” e “Recursos Humanos”, a ETA obteve uma sustentabilidade de 53,8% e 60%, respectivamente, os quais são considerados regulares, o critério “disponibilidade de capital” tem indicador de 20 %, portanto é deficitário. A empresa atende a legislação, mas não possui investimentos satisfatórios em meio ambiente. A empresa precisa melhorar seu perfil de sustentabilidade ambiental, pois os resultados indicam que os gestores tendem a não estarem comprometidos com a gestão ambiental. Por fim, salienta-se que a empresa não se encontra num perfil adequado de gestão ambiental.

Autor

Elisete Dahmer Pfitscher
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Autor

Rosa Borges da Silva
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Autor

Cristiano do Nascimento
Instituição: Universidade Federal do Paraná UFPR

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Tratamento de Água

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PRODUTIVO NA MUDANÇA DE TECNOLOGIA DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA NA INDÚSTRIA MADEIREIRA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Nas indústrias as mudanças de tecnologias devem ser acompanhadas de algum tipo de vantagem competitiva, seja para realizar uma atividade melhor, mais rápida, com menor perda ou menor prejuízo. O estudo foi desenvolvido em uma empresa do ramo madeireiro, especificamente na área de placas de madeira, na região dos campos gerais no Paraná. Os inversores de frequência originais estavam apresentando uma série de falhas que provocavam o colapso do equipamento e paravam a linha de produção, diminuindo a disponibilidade dos equipamentos. Com o passar do tempo os inversores pararam de ser produzidos, dificultando ainda mais a sua manutenção. Em um setor da fábrica, onde o problema se mostrava mais grave, foi realizado um projeto de substituição dos inversores de frequência por outro modelo mais moderno, onde a tecnologia é mais nova, propiciando melhor controle dos esforços elétricos e melhorando o diagnóstico de problemas. Uma avaliação abrangente da eficácia geral da troca dos inversores é feita neste trabalho, apesar dos motivos pelos quais os inversores falhavam não ser alvo deste estudo, a meta é dada pelos indicadores de disponibilidade da linha de produção.

Autor

Tiago Gasparello
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Mauricio Biczkowski
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Inversores de frequência, CLP, DeviceNet

O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA (CREA): UMA VISÃO PANORÂMICA SOBRE SUA CONFIGURAÇÃO SISTÊMICA NA SOCIEDADE PROFISSIONAL BRASILEIRA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar uma visão panorâmica sobre a configuração sistêmica do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) na sociedade profissional brasileira. Para tanto, buscou-se inicialmente efetuar uma breve (re)leitura histórica acerca do controle estatal monárquico e capitalista em relação à sociedade civil profissional. Em seguida, trazemos à discussão questões referentes à fiscalização de profissões e profissionais; tendo como foco central o caso da experiência brasileira com o CREA e outros órgãos de vigilância do exercício profissional. Por fim, faz-se alguns apontamentos gerais concernentes à configuração sistêmica do CREA na sociedade profissional brasileira em termos de historicização, fundamentos legais, definição conceitual, atribuições, responsabilidades éticas e estrutura organizacional (Conselho, Câmaras, Presidência/Diretoria e Órgãos Auxiliares).

Autor

Marcos Pereira dos Santos
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

CREA, Corporativismo, Autarquia, Legislação profissional

O PLANO DIRETOR COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS: APONTAMENTOS TEÓRICOS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente trabalho faz análise do Plano Diretor, o qual conforme o Estatuto da Cidade “é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”, fazendo parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas. Sua elaboração é de competência do Município, pois lhe cabe executar a política urbana, por conseguinte sua natureza jurídica é de lei municipal. Por tratar do desenvolvimento da cidade, das questões ambientais e da moradia é imprescindível para sua real efetivação a participação da população através das audiências públicas e debates, conforme prescreve o artigo 40, parágrafo quarto, inciso I, do Estatuto da Cidade. Desta forma, o Plano Diretor insere-se fundamentalmente no urbanismo. E como este, considera a sociedade como um todo, emoldurando-se num quadro social e econômico, não atentando apenas para os aspectos físicos de uma área, como se fosse possível tratar o espaço à margem da sociedade sem interferência na estrutura social. Não tem o Plano Diretor o objetivo estreito de cuidar isoladamente, de obras, como se fosse instrumento de atuação da secretaria de obras. O plano diretor há de traçar o espaço como manifestação social. Não é um plano a nível de projetos de edificação, de habitação, de transporte, de zoneamento, sem assumir sua inerente e inafastável função social. É com base nessa diretriz que será analisada a Bacia Hidrográfica do Arroio Olarias de forma a preservar os recursos naturais ali existentes e encontrar uma solução para a população que reside nesta área.

Autor

Thiago Mej
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Marcio Coraiola
Instituição: Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Plano Diretor, Participação da População, Arroio Olarias

POLUIÇÃO POR RESÍDUOS SÓLIDOS:
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente artigo tem como discorrer sobre a temática dos resíduos eletrônicos e relacionar com as medidas da legislação brasileira, sobre seu gerenciamento e controle da poluição gerada pelos mesmos. Essa exposição esta pautada em um ensaio teórico, onde se utilizou de um conjunto literaturas centrais sobre o tema. Em uma breve contextualização sobre a poluição e mais precisamente a causada por resíduos sólidos e rejeitos perigosos, pode-se compreender o terrível impacto que esse tipo de poluição pode trazer para o solo e para a humanidade a médio e longo prazo. As substâncias presentes nos resíduos eletrônicos consideradas mais problemáticas do ponto de vista ambiental e da saúde humana são os metais pesados, gases de efeito estufa, como os clorofluorcabonetos. A legislação brasileira, como outras legislações pelo mundo, transformou-se seguindo as mudanças na sociedade e de suas necessidades. No caso dos resíduos sólidos não foi diferente, diversas legislações federais, estaduais e municipais trouxeram em seus ordenamentos, na medida do tempo, aspectos específicos sobre o seu gerenciamento e destino final, mesmo que inicialmente fosse atrelado a leis dispersas ou gerais. Conclui-se que se o poder público não dispensar atenção a problemática dos resíduos eletrônicos e não haver regulamentações, o país poderá sofrer um grande impacto ambiental irreversível a saúde da sociedade e ao meio ambiente.

Autor

Gilberto Francisco Ceretta
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Autor

Adilson Carlos da Rocha
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Autor

Adriane Israel
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Poluição, Lixo eletrônico, Legislação Brasileira

PROJETO NF-E COMO INDUTOR DE INOVAÇÃO EM PROCESSOS OPERACIONAIS NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA DE PONTA GROSSA – PR
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na última década permitiu aos fiscos estaduais buscarem soluções integradas que permitissem, de forma sistemática, o uso dessas tecnologias. Neste contexto, nasce uma nova relação entre as empresas contribuintes e o Fisco. A documentação em papel cede lugar a informações transmitidas ao Fisco por meio de um avançado sistema digital online. A NF-e, a qual foi o ponto de partida do projeto SPED, foi implantada oficialmente a partir de 2008 de forma gradual, proporcionando às empresas condições para uma reavaliação e melhor organização de seus processos operacionais, em busca de maior competitividade e da geração de informações de qualidade para tomada de decisões estratégicas. A pesquisa tem por objetivo geral verificar se a obrigatoriedade da utilização da NF-e pelas PME’s da cidade de Ponta Grossa – PR é indutora de inovações de processos operacionais. O método utilizado para o estudo foi o indutivo. A pesquisa caracteriza-se quanto a sua natureza como uma pesquisa aplicada e quanto ao seu objetivo como descritiva com caráter exploratório e abordagem com enfoque quantitativo, sendo adotado o levantamento como procedimento técnico e o questionário como instrumento de pesquisa. O universo da pesquisa são as pequenas e médias empresas de Ponta Grossa-PR, sendo utilizada uma amostra de 22 empresas. Os resultados encontrados na pesquisa permitem afirmar que há evidências suficientes para garantir não somente que a NF-e é indutora de inovação nos processos operacionais, mas também que as empresas não percebem os benefícios com a sua adoção.

Autor

Solange de Fátima Pereira Levandoski
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Adriana G. Fabrini Diniz
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Cesar Eduardo Abud Limas
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Hágata Christye Smaha Farath
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Osvaldo Malta Callegari
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

tecnologia da informação, inovação tecnológica, NF-e

RELAÇÃO CRIANÇA E MEIO AMBIENTE: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DESENHO INFANTIL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Estudos anteriores demonstram que os elementos presentes em atividades gráficas, como no desenho, podem indicar conhecimentos, valores, dificuldades e interesses, além de possibilitar analisar a capacidade de raciocínio do ser humano. Este trabalho apresenta uma análise de como as crianças percebem e interpretam o meio ambiente, utilizando como ferramenta para a coleta de dados o desenho infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de uma amostra de 55 crianças com idades que variavam de 07 a 10 anos e que estavam cursando o ensino infantil I e II de duas escolas públicas, sendo uma do interior do Estado da Bahia e outra do interior do Estado de Pernambuco. Através dos elementos encontrados nos desenhos, concluiu-se que a maior parte das crianças possui uma visão naturalista do que é o meio ambiente, não considerando o homem e si próprias como parte integrante do mesmo. Assim, considerando os resultados encontrados destaca-se a importância da inserção da Educação Ambiental nos processos educativos, em especial na Educação Infantil, fase em que o ser humano encontra-se em processo inicial de formação de seus valores e de uma consciência crítica. Deste modo, a educação estará voltada à formação de uma consciência ecológica e de responsabilidade socioambiental, com cidadãos sensíveis e conscientes do meio ambiente, não apenas que os cerca, mas certamente, do qual fazem parte.

Autor

Chayanne Alessandra Telles
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Guilherme Leonardo Freitas Silva
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Meio ambiente, CRIANÇA, Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Desenho infantil

ANÁLISE DAS PROPOSTAS AMBIENTAIS DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, UTILIZAÇÃO DE ÁREAS VERDES COMO ELEMENTO ESTRUTURADOR DA CIDADE
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: A ocupação humana sem planejamento adequado interfere no ecossistema que esta inserido na área urbana, gerando consequências negativas a vida da população pela ausência de vegetação nestes ambientes. A presença de áreas verdes na estrutura urbana mantém um equilíbrio e garantia para a qualidade de vida da população, uma vez que estas estão expostas aos diversos tipos de poluição, o déficit de vegetação traz entre outras consequências o aumento da temperatura local. Áreas com o número elevado no seu crescimento populacional sofrem com a ausência de áreas verdes onde os níveis de poluição são maiores. Analisando o plano diretor participativo de Ponta Grossa, apontou em seu diagnóstico ambiental, uma ausência de áreas verdes, a partir destes fatos buscou quantificar áreas de cinco parques municipais que estão no contexto do plano diretor participativo de Ponta Grossa através de índices. Existem métodos utilizados para quantificar áreas verdes neste trabalho foram utilizados procedimentos metodológicos que estabeleceu os índices de áreas verdes (m²) dividido pelo número de habitantes nos bairros onde os parques estão inseridos, índice de área verde por bairro e índice total de áreas verdes. De acordo com os resultados encontrados nenhum dos cinco bairros onde se encontram os parques municipais possui índices de áreas verdes superiores a 7,7m²/habitantes estando abaixo do sugerido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana que recomenda 15m²/habitantes de áreas públicas. Ressalta a importância do planejamento urbano frente às questões ambientais oferecendo a harmonia entre eles, assim cabe à gestão pública medidas para ampliar áreas verdes e garantir o bem estar da população.

Autor

Caroline Ribeiro da Silva
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Helenton Carlos da Silva
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

Ocupação humana, ausência, índice de áreas verdes

ENGENHO, ENGENHARIA E ENGENHEIRO: UMA TRILOGIA PERFEITA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas considerações gerais acerca da relação umbilical existente entre os termos engenho, engenharia e engenheiro. Para tanto, apresentamos inicialmente o real significado da palavra engenho, enquanto arte ou técnica de construção da Engenharia propriamente dita. Em seguida, faz-se um breve histórico sobre a origem da Engenharia no Brasil como atividade científica de cunho essencialmente militar. Por fim, tecemos alguns comentários referentes à vocação profissional de engenheiro, diferenciando-a de uma ocupação laboral realizada apenas por interesse ou conveniência; palavras estas que, embora apresentem conotações distintas, muitas vezes são erroneamente empregadas como possuindo mesmo sentido e valor linguístico.

Autor

Marcos Pereira dos Santos
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

engenharia, Engenho, Ofício militar, Vocação profissional

PERDA DE CARBONO DO SOLO DEVIDO A CONVERSÃO DE VEGETAÇÃO NATURAL PARA SISTEMA CONVENCIONAL E ESTIMATIVA DE RECUPERAÇÃO UTILIZANDO CENÁRIO ATRAVÉS DE UM MODELO UNICOMPARTIMENTAL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as mudanças nos compartimentos da matéria orgânica do solo devido à conversão da VN em área agrícola e a estimativa de recuperação utilizando cenário, através de um modelo unicompartimental. O estudo foi realizado na Fazenda Escola do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE, no município de Ponta Grossa, Paraná, solo classificado como Latossolo Vermelho (Typic Hapludox) distrófico típico, textura argilosa (EMBRAPA, 2009). O desenho experimental foi constituído de faixas com 4 repetições. A amostragem do solo foi nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20, 20-40 cm e realizadas em março de 2012. Para a avaliação dos compartimentos da matéria orgânica do solo foi determinado o conteúdo carbono orgânico oxidável (C-OX) e carbono orgânico extraído com água quente (C-AQ). Após a conversão da VN para PC, a perda do conteúdo de C-OX foi de 34,1 g kg, afetando negativamente o compartimento lábil representado pelo C-AQ. O compartimento lábil (C-AQ) apresentou redução de 1,07 g kg na conversão de VN para PC. Nesse contexto elaborou-se um plano de recuperação do C, calculando o balanço obtido através de uma simulação de conversão da área sob plantio convencional para plantio direto com base em uma rotação de culturas comumente utilizado em Ponta Grossa. Foi possível observar através da simulação que em quatro anos de cultivo sob plantio direto houve incremento de carbono de 3,17Mg ha-¹, e que o tempo de recuperação estimado de C seria de 45 anos.

Autor

Lauren Tonon
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

Sistemas de preparo, compartimento lábil, conversão

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS NA FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL COMO SUBSTRATO NA HIDROPONIA PARA A CULTURA DE ALFACE (Lactuca sativa)
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo foi avaliar o potencial dos resíduos de cinza de biomassa, casca de eucalipto e lodo da estação de tratamento de efluentes, como substrato na hidroponia para a cultura de alface. O experimento foi realizado no município de Piraí do Sul- PR, conduzido sob delineamento de blocos aleatorizados (DBA) com sete tratamentos, constituindo em dois sistemas de irrigação (com solução nutritiva comercial e sem solução nutritiva) e com 16 repetições, sendo que, cada planta era uma repetição. Os tratamentos utilizados foram: T1 (cinza), T2 (lodo ETE), T3 (casca de eucalipto), T4 (controle - fibra de coco), T5 (T150%+T250%), T6 (T150%+ T350%), T7 (T250%+ T350%), sob sistema de irrigação contendo somente água e novamente todos os tratamentos supracitados utilizando irrigação com solução nutritiva. As variáveis analisadas foram: altura das plantas (AP) em cm, número de folhas por planta (NFP), diâmetro do caule (DC) em cm, fitomassa fresca da raiz (FFR) em gramas, fitomassa fresca aérea (FFA) em gramas e a fitomassa fresca total (FFT) em gramas. Submeteu-se à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de LSD ao nível de 5% de probabilidade. Como resultado foi possível observar que à FFA e FFT para o tratamento substrato, foi aproximadamente 68% superior que o tratamento lodo +cinza, o qual apresentou a segunda melhor média. Já sob irrigação com solução nutritiva, o tratamento fibra de coco apresentou melhor desempenho em relação aos demais para as variáveis FFA e FFT. O tratamento lodo+cinza proporcionou a segunda melhor média para as varáveis FFA e FFT.

Autor

Sonia Aparecida Ferreira Anhaia
Instituição: Centro de Ensino superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

Cinza biomassa, Cultivo sem solo, Solução nutritiva, Lodo ETE

SEMEADURA ADENSADA DE FEIJÃO ATRAVÉS DE LINHAS CRUZADAS SOB DIFERENTES DOSES DE N-P-K
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O trabalho foi conduzido na Fazenda Escola do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) em Ponta Grossa - PR, localizada na BR 376 Km 503 Distrito Industrial, com o objetivo de avaliar a prática da semeadura cruzada sob diferentes doses de N-P-K na produtividade do feijão. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos aleatorizados (DBA), apresentando seis tratamentos com quatro repetições. As avaliações durante o desenvolvimento da cultura foram realizadas depois de concluído seu ciclo de maturação chegando a seu ponto de colheita onde foram avaliadas: altura de planta, inserção de primeira vagem, número de vagens por planta, número de grão por planta e produtividade final ajustada para 13% de umidade. Os resultados permitiram concluir que o número de grãos por planta é o caráter que melhor explica as variações na produtividade em função da densidade de semeadura e doses de N-P-K. A semeadura convencional utilizando a densidade de 400 mil plantas ha-¹ apresenta menor número de vagens por planta, a produção do feijão Colibri não é afetada pelo número de vagens por planta.

Autor

Rafael Lopes de Oliveira
Instituição: Centro de Ensino superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

feijão, semeadura cruzada, adensamento, nutrição mineral

TAXA DE ACÚMULO DE CARBONO EM RESPOSTA AO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo do trabalho foi quantificar a taxa de acúmulo de carbono (C) em resposta a adoção do sistema de plantio direto. O estudo foi realizado na fazenda escola CESCAGE no município de Ponta Grossa – PR. O desenho experimental foi constituído de faixas com 4 repetições. A amostragem do solo foi nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20, 20-40 cm e realizadas em março de 2012. Para a avaliação dos compartimentos da matéria orgânica do solo foram determinados o conteúdo de carbono orgânico oxidável (C-OX) e carbono orgânico extraído com água quente (C-AQ). Como resultado foi possível observar que o acúmulo de C representado pelo C-OX foi de 28,16 g kg-1 em plantio direto quando comparado ao plantio convencional. O plantio direto apresentou uma taxa de acúmulo de C de aproximadamente 2 vezes mais do que no plantio convencional. Conclui-se que o sistema de plantio direto com a adequada adição de resíduos culturais é um sistema sustentável o qual promove incremento de carbono.

Autor

Marcia Liber
Instituição: Centro de Ensino superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

conversão, Sistemas de cultivo, acúmulo de C

TAXA DE DECOMPOSIÇÂO DA PALHADA DE TRIGO E LIBERAÇÂO DE N-P-K EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo desse trabalho é avaliar a taxa de decomposição e a liberação de Nitrogênio(N), Fósforo(P) e Potássio(K) da palhada de trigo em sistema de plantio direto. O experimento foi realizado na Fazenda Escola do CESCAGE. A taxa de decomposição dos resíduos culturais foi avaliada pelo método das bolsas de decomposição - BD (Litter bag). As BD foram confeccionadas de náilon de 1mm de abertura e dimensões 30 x 20 cm, e em cada parcela (total de 34 parcelas). A taxa de decomposição dos RC foi avaliada em oito épocas: 0 ; 20; 40; 60; 80; 100; 120 e 140 (dias após a colocação das BD em cada parcela, com quatro repetições por época. Para ciclagem de nutrientes, a avaliação foi realizada a cada 20 dias e encaminhadas para a análise química dos elementos de N, P e K na palhada. Os resultados foram submetidos à análise de regressão para ajustes de equações lineares e quadráticas significativas até 5% de probabilidade pelo teste F. Como resultado observa-se que aos 140 dias após o manejo da cultura, o remanescente da palhada era de aproximadamente 85%. O N apresentou liberação linear, inicialmente com 11 mg kg e, após 140 dias, a taxa de liberação para o solo foi de aproximadamente 54%, já para o conteúdo liberado de P foi em torno de 6g kg-1. A taxa de liberação do K foi maior quando comparado ao N e P, observa-se que aproximadamente 87% do K foi liberado. Conclui-se que a palhada da cultura do trigo apresenta-se estável à decomposição ao longo dos dias e o elemento K é libera logo após o manejo.

Autor

Diego Lopes de Oliveira
Instituição: Centro de Ensino superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

plantio direto, Ciclagem de nutrientes, Litter bag

A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS SOBRE CIÊNCIA COMO PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA NO ENSINO MÉDIO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Objetivamos nesse trabalho compreender o potencial do uso de textos como contribuição no entendimento dos conceitos de Física Térmica pelos alunos de segundo ano do Ensino Médio. Neste processo, buscamos subsidiar condições para a interpretação pelos alunos de textos sobre ciência, relacionados ao conteúdo de Física Térmica, bem como elaborar junto aos alunos textos fundamentados conforme o conteúdo trabalhado. Esta proposta foi desenvolvida no Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay, em Ponta Grossa (PR). O presente trabalho fundamenta-se na concepção de pesquisa denominada investigação-ação educacional e nos quatro momentos que são planejamento, ação, observação e reflexão, fundamentado nos três momentos pedagógicos, propostos por José André P. Angotti e Demétrio Delizoicov. Os dados foram coletados utilizando a investigação-ação educacional (MION, 2001), utilizando como ferramenta essencial o diário de campo, segundo um roteiro. Verificou-se a inexistência da prática da leitura por partes dos alunos, fator muito mais significativo de que a deficiência em conceitos da Matemática, pois antes de realizar as devidas operações matemáticas é necessário interpretar o enunciado do exercício ou problema a ser resolvido. Foi possível auxiliar os alunos a buscarem o domínio da leitura e escrita, fator fundamental para a interpretação e compreensão dos conceitos de Física Térmica e conseqüentemente o seu cotidiano social.

Autor

Wyllyan Valentim Leal
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa – Licenciatura em Física

Autor

João Amadeus Pereira Alves
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa – Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Palavras-chave:

Leitura, textos sobre ciência, ensino de Física

ACEITABILIDADE DE BATATAS MINIMAMENTE PROCESSADAS NA REGIÃO DE PONTA GROSSA-PR
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: As perdas pós-colheita de alimentos hortícolas justificam a adoção de técnicas de conservação. Uma vez beneficiados, esses produtos permitem agregar valor à produção primária e se tornam de conveniência ao consumidor. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a aceitação de batatas “Ágata” minimamente processada por universitários de uma Instituição de Ensino Superior. As batatas foram lavadas em água corrente, descascadas, cortadas e sanitizadas em água clorada, imersas em solução antioxidante de ácido ascórbico e centrifugadas. O material foi embalado a vácuo e arma¬zenado sob refrigeração a 5º C por três dias. Os resultados da sensorial demonstraram que os produtos processados apresentaram aspectos de frescor e foram bem aceitos antes e após a cocção em todos os atributos avaliados e as mulheres atribuíram maiores notas ao produto pela praticidade.

Autor

Letícia dos Santos Schebeski
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE – Pós-graduanda do Curso de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Autor

Laís dos Santos
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE – Curso de Pós Graduação de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Palavras-chave:

batata, processamento mínimo, aceitabilidade

COM A MÃO NA MASSA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM CURSOS DE BACHARELADO – AS ENGENHARIAS EM FOCO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente artigo tem como principal finalidade apresentar reflexões referentes à prática dos estágios curriculares supervisionados em cursos de bacharelado em engenharia. Para tanto, inicialmente são efetuados alguns apontamentos sobre o estágio acadêmico, enquanto momento de aprendizagem, reflexão e práxis. Em seguida, busca-se tecer breves comentários acerca das atribuições do acadêmico-estagiário e do professor-supervisor na prática do estágio curricular em cursos superiores de graduação em engenharia. Por fim, trazemos à discussão questões concernentes à importância do estágio acadêmico em cursos de bacharelado em engenharia.

Autor

Marcos Pereira dos Santos
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

estágio curricular supervisionado, engenharias, universidade

CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Os métodos de ensino utilizados atualmente podem ser aperfeiçoados com a inserção das mídias no ambiente escolar. Elas tornam-se uma ferramenta fundamental de apoio ao educador em todas as disciplinas, incluindo a Educação Ambiental que passa a ser inserida no currículo escolar que pode ser descrita como uma ação que determina um esforço de resgate de realidades e que permeia um compromisso com o futuro. É em consideração a importância da inserção das mídias na Educação Ambiental que apresentamos algumas discussões acerca da temática no processo de aprendizagem no contexto ambiental e seus benefícios no cotidiano escolar e na socialização de indivíduos. A interação das mídias e o ensino-aprendizagem da Educação Ambiental trazem melhorias não somente para a compreensão da temática, como para o ambiente escolar e as comunidades, estabelecendo as relações necessárias entre as informações e a realidade.

Autor

Talia Rafaelli Schantz Anhaia
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Raquel Deonise Soczek
Instituição: Centro de Ensino Superior dos campos Gerais – CESCAGE

Autor

Karine Coelho Corrêa
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

tecnologia, comunicação, Ensino

PARQUES TECNOLÓGICOS COMO AMBIENTES DE INOVAÇÃO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente artigo tem como objetivo expor a importância dos parques tecnológicos, considerando-os como empreendimentos que atuam na promoção e incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico. Essa exposição esta pautada em um ensaio teórico, onde se utilizou de um conjunto literaturas centrais sobre o tema. Os pressupostos teóricos sobre parques tecnológicos retratam que esses são ambientes com característica singular, onde o relacionamento entre os atores envolvidos é de vital importância para o sucesso. Enfatiza-se ainda que esta relação esta alicerçada na ação múltipla e coordenada de três setores fundamentais da sociedade: o governo, a empresa e a universidade. Conclui-se que é um tema que merece destaque e parece ser um movimento cada vez mais estruturado e eficaz na busca da inovação pelas forças – empresas - estabelecidas e emergentes do setor econômico, por outro lado, políticas públicas também parecem caminhar - mesmo que de forma lenta - na direção de estabelecer e apontar caminhos para a concretização do trinômio: Ciência, Tecnologia e Inovação.

Autor

Adilson Carlos da Rocha
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Curso de Administração – Francisco Beltrão

Autor

Gilberto Francisco Ceretta
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - Curso de Administração – Francisco Beltrão

Palavras-chave:

inovação, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia

PRODUTOS ECOLÓGICOS ALTERNATIVOS NO CONTROLE DE PÉROLA-DA-TERRA (Eurhizococcus Brasiliensis) NA CULTURA DA VIDEIRA CV. BORDÔ
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este experimento foi realizado em dois vinhedos localizados na região Centro – Sul do Paraná na safra 2010/2011 sendo propriedade A (PA) em Bituruna e propriedade B (PB) União da Vitória. Com objetivo de avaliar a utilização de produtos alternativos para controle de pérola-da-terra (Eurhizococcus brasiliensis) na cultura da videira cv. Bôrdo. Foram utilizadas vinte plantas para cada tratamento espaçadas 1,2 x 3,0 m em PA e 1,6 x 3,0 em PB, submetidas aos seguintes tratamentos: T1) testemunha, T2) chá de plantas, T3) manipueira, T4) óleo de nim. Foram avaliados o número de insetos em cada tratamento e a sua massa média. Observou-se que para o número de insetos o óleo de nim foi que apresentou melhor resultado diminuindo o número de insetos em relação à testemunha significativamente para as duas propriedades e para massa média de insetos não houve diferença estatística.

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Professor do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE

Autor

Marcelo Barbosa Malgarim
Instituição: 2Professor do Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça" Curso Tecnológico de Viticultura e Enologia - CAVG

Autor

Maria Denize Euleuterio
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE

Palavras-chave:

manipueira, controle insetos, óleo de nim

RECUPERAÇÃO DO CARBONO DO SOLO ATRAVES DO SITEMA PLANTIO DIRETO VISANDO A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA DE PRODUÇÃO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a taxa de sequestro de C e a taxa de conversão dos resíduos culturais em C no solo, utilizando um modelo unicompartimental para estimativa dos parâmetros do balanço de C, como indicador da sustentabilidade do sistema de produção. O presente trabalho foi desenvolvido na Fazenda Escola do CESCAGE, na safra agrícola de 2010/2011, município de Ponta Grossa, PR. O solo utilizado foi classificado como Latossolo Vermelho distrófico típico, textura argilosa. O delineamento experimental utilizado foi um arranjo fatorial 3x3 em blocos aleatorizados, com três repetições. Onde os fatores analisados foram três sistemas: (FLN); (SSD), e (SC), e três profundidades de coleta de solo para a mensuração do teor de C (0-10, 10-20 e 20-30 cm). Determinou-se os seguintes parâmetros: densidade do solo carbono orgânico e balanço de carbono. Os resultados foram submetidos à análise de variância pelo SISVAR 5.0, utilizando o teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Como resultado observou-se efeito correlativo entre os sistemas analisados (FL, SSD e SC) e também para as camadas do solo (0-10, 10-20 e 20-30 cm). A interação entre os sistemas e os teores de C-OX encontrados nas respectivas camadas, mostrou-se significativo. O revolvimento do solo e a diminuição nas taxas de entrada de resíduos em áreas sob SC rapidamente diminuem os teores de C.

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE

Autor

Everaldo Skalinsk Ferreira
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE

Autor

Márcia Liber
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE

Palavras-chave:

Oxidação do C, Balanço, mitigação de C

SISTEMA INTEGRADO DE DIAGNOSE E RECOMENDAÇÃO (DRIS) VISANDO A SUSTENTABILIDADE DE PRODUÇÃO DA CULTURA DO MILHO, PONTA GROSSA – PR
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O DRIS é um método de diagnose do estado nutricional da planta, sendo uma relação binária. O objetivo geral desse trabalho foi à utilização do método DRIS para avaliar o nível de nutrientes, amenizando o uso em excesso de fertilizantes, alcançando produtividade e equilíbrio nutricional para a cultura do milho. O presente trabalho foi realizado na Fazenda Escola do CESCAGE, Ponta Grossa- PR em 2010/ 2011. A área experimental de 40 x 40m, com oito linhas de 20 metros de comprimento, com cinco tratamentos e quatro repetições, onde o tratamento (T1) sem aplicação de adubo foliar, (T2) MF Zn 21% (cloreto de Zn) via foliar, (T3) MF Start G (Zn 4%+ Mo 2% + aminoácido) no tratamento de semente (TS)+ MF Start Plus ( Zn 6%, Mn 3%, B 0,3%, Cu o,3%, Mo 0,07 + aminoácido) via foliar, (T4) MF Start G (Zn 4%+ Mo 2% + aminoácido) no (TS) + MF Mn 14%(cloreto de Mn) via foliar, (T5) MF Zn 21% (cloreto de Zn)+ MF Mn 14%(cloreto de Mn) via foliar. O (T2) apresentou melhor equilíbrio nutricional, com aplicação de um único nutriente mais deficiente que foi o Zn, comparado com o (T5) que foi diagnosticado visualmente e aplicado dois nutrientes o qual não apresentou resultado satisfatório.

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Sidinei Kaspchak
Instituição: Centro de Ensinoi Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Sustentabilidade, IBN, Equalização

UTILIZAÇÃO DE CINZA DE BIOMASSA VEGETAL: CORRETIVO PARA ACIDEZ DO SOLO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O trabalho teve como objetivo apresentar propostas de utilização da cinza de biomassa vegetal em áreas degradadas. O resíduo em estudo foi submetido a analises laboratoriais visando sua classificação de acordo com a norma da NBR 10.004. Os resultados de ensaio de extrato lixiviado e ensaio de massa bruta demonstraram que o resíduo classifica-se como Resíduo Classe II A – Não inerte. Conclui-se que o resíduo em questão, oriundo da combustão de madeira, pode ser utilizado em áreas degradadas por apresentar porcentagens de macronutrientes e micronutrientes essenciais às plantas sem oferecer riscos ao meio ambiente, entretanto necessitando de estudos subsequentes.

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Autor

Sônia Ferreira Anhaia
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

Impacto, recuperação, passivo ambiental

VIABILIDADE DA TRANSMISSÃO DE DADOS VIA SATÉLITE
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo deste documento é apresentar algumas soluções para a transmissão de dados via satélite. Uma vez que este processo envolve um retardo na transmissão e recepção, muitas vezes é equivocadamente afirmado o impedimento do uso para tal fim. Desta forma, serão apresentadas algumas técnicas que podem auxiliar na implantação do mesmo.

Autor

Loilson Serber Vieira
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Carlos Eduardo Spinassi Elias
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Rafael Scoczynski Ribeiro
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

reconhecimento, protocolos, retardo

APROVEITAMENTO DE FARINHA DE RESÍDUO DE BETERRABA COMO MATÉRIA-PRIMA PARA FABRICAÇÃO DE BISCOITO TIPO “COOKIES”
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: No processamento mínimo de hortaliças, cerca de 50% da massa total da matéria - prima recebida é descartada na forma de folhas, talos ou cascas. Pensando nisso o objetivo do trabalho foi estudar o aproveitamento de farinha de resíduo de beterraba como matéria prima para a fabricação de biscoitos do tipo “cookies”,agregando valor ao que atualmente é destinado para alimentação animal.Para 4 kg de resíduo de beterraba obteve-se 0,8 kg de farinha,um rendimento de 20%.Substitui-se na formulação original do biscoito,20 % de farinha de trigo pela farinha do resíduo de beterraba. Para o teste de aceitabilidade do biscoito, feita com 92 provadores, a média geral foi de 4,1 em uma escala de notas de 1 a 5 e o índice de aprovação a compra também foi favorável com media geral de 4 utilizando a mesma escala.Foi realizado as análises de antocianinas onde considerou-se que na casca da beterraba tem-se 100% de betacianinas, a farinha apresentou 41,95% e no biscoito 36,16% de betacianinas.Esses pigmentos agregam valor ao produto fabricado devido suas propriedades funcionais como seu elevado poder antioxidante.

Autor

Radla Zabian Bassetto
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Renata Samulak
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

Autor

Cíntia Tiemi Misugi
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Ana Claudia Barana
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Carina Raso Biancardi
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

aproveitamento de resíduos, beterraba, farinha, propriedades funcionais

BANHO TÉRMICO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo deste documento é apresentar a estudantes e profissionais um sistema confeccionado para dar maior confiabilidade a medidores de temperatura de líquidos utilizados em processos produtivos, visando a diminuição de gastos desnecessários com a calibração dos mesmos. Tal objetivo foi alcançado com facilidade. Além disso, foram obtidos mais ganhos com a utilização do sistema do banho térmico, como mais facilidade e segurança para o operador e para o ambiente onde é realizado o serviço durante a calibração do medidor, com maior precisão e com a possibilidade de se utilizar mais de um instrumento por vez.

Autor

Murilo Correia
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Rodrigo Vieira Bernardo
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Tarcísio Pankevicz
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Helenton Carlos da Silva
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

temperatura, medidores, aferição, equipamento

CUSTO BENEFÍCIO: LÂMPADAS LED x FLUORESCENTE x INCÂNDESCENTE
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de cálculos que comprovam uma maior eficiência energética com uso de lâmpadas de LED em relação as lâmpadas incandescentes e lâmpadas fluorescentes compactas, que apesar de um maior investimento inicial devido ao alto custo das lâmpadas de LED, compensa pela significativa redução no consumo de energia e portanto uma considerável economia na fatura de energia elétrica a longo prazo.

Autor

Cícero de Sá Moraes Junior
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Cleon Castilho
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Giovanni Moretto
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Helenton Carlos da Silva
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

economia, lâmpadas, eficiência energética, investimento

ESTUDO DO USO INDUSTRIAL DO ESMALTE E SUA INFLUÊNCIA NO MEIO AMBIENTE
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente estudo foi realizado com o propósito de avaliar o processo de gestão ambiental instaurado no setor de esmaltação, de uma empresa industrial de eletrodomésticos, situada na região sudoeste do Estado do Paraná. Apresenta-se, então, o processo de produção de fogões com especial ênfase à esmaltação e o descarte de fluídos e resíduos dele resultantes, avaliados no período de março a julho de 2009. Caracterizado como um estudo de caso, os resultados do presente estudo foram fruto da análise dos dados e informações coletadas por meio de observação direta intensiva e a aplicação de questionários aos funcionários de nível técnico responsáveis pelo processo de esmaltação e laboratoristas químicos. Contatou-se que a empresa tem envidado esforços para atuar de acordo com a legislação vigente, cumprindo satisfatoriamente os preceitos legais e ambientais.

Autor

Éder Marcos de Oliveira
Instituição: Faculdade Mater Dei

Autor

Norma Brambilla
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Autor

Vânia Lionço
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Processo de esmaltação, Tratamento de resíduos

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM ÁREAS CLASSIFICADAS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo deste artigo é expor conceitos sobre instalações elétricas em áreas classificadas citando métodos de escolha e classificação dos equipamentos e cada tipo de área classificada. Principalmente visamos alertar usuários, sendo leigos ou não; instaladores, equipes de manutenção e projetistas de instalações elétricas ou de equipamentos em áreas classificadas para conscientização da importância da existência, correto dimensionamento e boa utilização dos equipamentos especiais.

Autor

Carlos Eduardo Spinassi Elias
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

LoílsonSerber Vieira
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Mauricio Biczkowski
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Segurança, instalações elétricas, áreas classificadas

MASS FRACTAL DIMENSION FOR CHARACTERIZING COMPUTATIONALLY SIMULATED NON HOMOGENEOUS SOIL STRUCTURES
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: In this work is present the use of a Boolean Model to computationally simulate non homogeneous soil porous spaces. In this model, the porous space is generated randomly allocating soil aggregates of different sizes (radius). The radius of the aggregates (admitted spherical) varied from 0.4 to 14 mm and two different distributions of the number of aggregates by radius "N(r)" were chosen: 1) in the first distribution, , where Df (the fractal dimension of fragmentation) varied between 2.08 to 2.99; and 2) in the second one, , where a, b, and c are constants. To each distribution, three different porosities (22%, 26%, and 30%) were chosen. The "Box Counting" method was used to calculate the pore mass fractal dimension "Dv" of each computationally simulated porous space. The results showed that there was an increasing in Dv as Df increased. Also, that higher values of Dv were obtained to porous media with higher porosities.

Autor

Wyllyan Valentim Leal
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Fabio Augusto Meira Cássaro
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Daniel Giménez
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Luis Fernando Pires
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Boolean Model, mass fractal dimension, pore space, non-homogeneous soil

MÉTODO DE ABORDAGEM PRÁTICA PARA DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS DE PRIMEIRA ORDEM DO TIPO RESISTOR-INDUTOR (RL)
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar de forma didática, experimental e matematicamente, o comportamento de um circuito elétrico de primeira ordem resistor-indutor (RL) em regime de corrente contínua (cc). Ao ligar um circuito RL a uma fonte de alimentação de onda quadrada, na comutação entre os diferentes níveis de tensão é possível observar um período de transição durante o qual a corrente no indutor e as tensões nos elementos variam seus valores exponencialmente, este período é chamado de transitório. Após cada período transitório temos o funcionamento do circuito em regime permanente onde, se a tensão da fonte inicialmente no valor máximo mudar para o nível de tensão de 0 V, a energia armazenada no indutor é devolvida ao circuito em forma de corrente elétrica de modo a se opor a variação da mesma e gerando um pico de tensão reverso nos terminais do indutor. Esse efeito faz com que os fabricantes de disjuntores incorporem câmaras de extinção de arco elétrico em seus produtos destinados à interrupção de circuitos com cargas que possuem característica indutiva.

Autor

Erickson Diogo Pereira Puchta
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Rafael Cassiolato de Freitas
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Paulo Jorge Kloth
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Transitório, exponencial, energia

METODOLOGIA UTILIZADA PARA MINIMIZAR O DESEQUILÍBRIO DE CORRENTES ENTRE FASES NOS CIRCUITOS ALIMENTADORES DE DISTRIBUIÇÃO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia de balanceamento (equilíbrio) de cargas/correntes em alimentadores de distribuição de energia elétrica, os quais são responsáveis por abastecer uma ou mais regiões, bem como atender os diversos clientes a eles ligados, clientes estes que poderão ser classificados como Industriais, Comerciais ou Residenciais. O sistema pode ser considerado “equilibrado” quando a corrente de “neutro”, percebida pelo equipamento de proteção e comando, não excede o valor adotado em seu ajuste de proteção.

Autor

Sadi Roberto Schiavon
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Gilnei Almeida de Souza
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Felipe Rautter Neto
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

proteção, desequilíbrio, distribuição, balanceamento

MODELAGEM DAS CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE SENSORES INDUTIVOS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente artigo descreve os métodos de modelagem das características geométricas de sensores indutivos genéricos, concentrando-se em dois tipos particulares de construção, os quais utilizam bobinas com núcleo de ar e bobinas com núcleo de material ferromagnético. Após um breve comparativo, as equações devidamente trabalhadas, que regem o comportamento dos equipamentos estudados são apresentadas juntamente com a descrição das vantagens e desvantagens intrínsecas de cada tipo de sensor. É adotada uma abordagem generalizada sendo desconsiderados fatores de otimização para situações específicas.

Autor

Chatrean José Kedrovski Júnior
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Diego Rodigheri Melek
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Wyllyan Valentim Leal
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Sensor Indutivo, bobinas, modelagem

UTILIZAÇÃO DE ANTENAS DE POLARIZAÇÃO VERTICAL EM EMISSORAS DE FREQUÊNCIA MODULADA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as vantagens da utilização do sistema irradiante com polarização vertical em substituição ao sistema irradiante de polarização circular, normalmente utilizado pelas estações de freqüência modulada na faixa de VHF. O sistema irradiante com feixe de energia eletromagnética em apenas uma polarização permite a obtenção de mesma potência irradiada com a metade do número de elementos do sistema circular tradicional. Um sistema irradiante com menor número de elementos gera um menor índice de nulos, fator altamente positivo em seu favor, aliado a isto a maioria dos sistemas receptores de hoje se adaptam melhor a recepção da onda com polarização vertical. Outra vantagem do sistema de polarização vertical é o seu custo inferior ao sistema convencional. As análises foram feitas a partir de dados teóricos, estudos anteriores feitos em outros países e constatações de ordem prática em campo realizadas na faixa de freqüência de VHF, o que resultou na implantação de um sistema experimental.

Autor

Paulo Jorge Kloth
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Paulo Jayme Pereira Abdala
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

antena, sistema irradiante, polarização, rádio fm

CAPACITAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA DO PROFISSIONAL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O trabalho inicia apresentando conceitos tais como de mão de obra, construção e engenharia civil, bem como a importância no Brasil como fator de geração de empregos, propiciando aos profissionais engajados nesta área, um padrão de vida relativamente bom. Além disso, o trabalho enfoca os profissionais que adquirem suas habilidades trabalhando em canteiros de obra, em vez de adquiri-las através de materiais teóricos, por exemplo, fórmulas matemáticas ensinadas em sala de aula. No entanto, a baixa escolaridade não compromete o rendimento salarial. Deveria existir mais cursos de treinamento a profissionais que trabalham em canteiros, sobretudo, quando se trata dos estágios de conclusão de obra, levando em consideração a lacuna entre treinamento e educação. Além disso, a alta rotatividade destes profissionais é um fator que desestimula as construtoras a investir em capacitar estes profissionais que, em pouco tempo, podem se tornar um concorrente em potencial. Em suma, o trabalho tem como objetivo conhecer o público alvo com o intuito de propor uma capacitação a estes profissionais de canteiro de obra através de pesquisa de campo durante estágio realizado em uma construtora da cidade de Carambeí.

Autor

Rafael Kremer
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Acylino Chemim
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Cristiane Ansbach Pereira Mendes
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

treinamento, construção civil, mão de obra, canteiro de obra, capacitação, rotatividade

CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL APLICANDO A NORMA REGULAMENTADORA 18 DO MTE
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Um programa de conscientização e um treinamento de trabalhadores da Construção Civil visando a adoção de práticas seguras dentro dos canteiros de obra e elaborado por meio de uma linguagem de fácil compreensão, vem sendo desenvolvido junto às empresas de construção civil do Município de Ponta Grossa. Os pontos principais enfocados no treinamento foram apontados a partir da realização de um diagnóstico dos principais problemas que sistematicamente ocorrem nas obras. Observou-se que existe grande expectativa por parte dos trabalhadores para a participação em projetos de qualificação, havendo em contrapartida pouco ou nenhum interesse por parte dos empregadores em proporcionar a conscientização dos seus trabalhadores nas obras. Procura-se com este projeto incentivar a prática nas empresas, com vistas a ganhos em várias instâncias, tais como: qualidade de vida no trabalho, obras seguras, redução do afastamento, melhor qualidade dos produtos, maior produtividade e conseqüentemente menos custo e maior competitividade no mercado.

Autor

Carlos Luciano Sant’Ana Vargas
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Ítalo Sérgio Grande
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Jairo Amado Amin
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Ubiratan Elias Bernardo Martins
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Fernando Adimari Cordeiro
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Wagner Araujo Alves
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Segurança, treinamento, construção civil

ESTUDO DE CASO SOBRE A SEGURANÇA DO TRABALHO EM CANTEIRO DE OBRA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este estudo teve objetivo geral orientar e treinar os funcionários a prevenir acidente de trabalho. O contexto escolhido foi o da Construção Civil, por apresentar grandes números de acidentes e como objetivo específico mostrar a importância do uso de equipamento de proteção individual, incentiva e analisar o conhecimento dos operários da construção civil sobre segurança do trabalho. Para realização dessa pesquisa houve a participação de 20 funcionários que trabalham em obra do Município de Ponta Grossa – Pr. Dos 20 funcionários 10 são da construção civil e 10 funcionários são da indústria madeireira. A indústria madeireira houve a participação dos funcionários somente para comparar o conhecimento entre as duas empresas. A pesquisa está voltada para os 10 funcionários da construção civil. Para elaboração dessa pesquisa tivemos como base, livros, revistas e artigos que relatam acidentes de trabalho para incentivar e motivar a participação dos operário foi criado premiação ao final da pesquisa em forma de sorteio aos participantes. Foram respeitados os aspectos éticos e assinado termo de consentimento livre e esclarecido; conforme a resolução nº 196/96. A construção civil é realmente uma área de grande risco de acidentes e de fato o treinamento, o incentivo, aumentar o conhecimento é de grande contribuição para reduzir esses números de acidentes. Todos os dados relatados na pesquisa proporcionaram uma visão global de segurança e para contribuição de conscientização dos operarios.

Autor

Lilia Vieira da Rosa Pires
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Acylino Luiz Chemin
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Segurança, funcionários, acidentes, prevenir

ESTUDO SOBRE A APLICABILIDADE E TRATAMENTO DA ÁGUA CINZA NAS EDIFICAÇÕES
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O conceito de desenvolvimento sustentável propõe o uso dos recursos naturais de maneira equilibrada e sem prejuízos para as futuras gerações. Neste contexto, a inclusão do paradigma de conservação da água nos sistemas prediais torna-se fundamental para a sustentabilidade dos recursos hídricos. Dentre as ações de conservação da água, o reuso da água destaca-se por meio da implantação de sistemas de reciclagem das águas servidas nas edificações. Assim sendo, o uso das águas cinza envolve cuidados, em especial no se refere ao tratamento e a operação e manutenção das estações de tratamento de água cinza – ETAC. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo investigar a aplicabilidade e o tratamento da água cinza nas edificações.

Autor

Margolaine Giacchini
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

TRATAMENTO, Água cinza, reuso da água

FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: A construção civil passa por uma transformação tanto nos processos construtivos e no método de execução, usando esta mudança radical na construção notou que é necessário mudar a cultura dos operários do ramo da construção civil, devemos aplicar o que é mais necessário onde devera ter mais treinamentos, quais necessidades do canteiro de obra, buscar treinamentos eficazes que realmente traga resultado, atingindo o publico masculino e feminino, fazer com que a cultura de pião de obra seja eliminada e assim fazer do pião de obra o operário da indústria da construção civil, as mulheres já estão fazendo parte em vários processos e etapas da construção civil, é preciso que se estenda os treinamentos para áreas mais de acabamentos usando sua sensibilidade e visão, sem treinamento não se tem excelência na qualidade,quando aplicamos um treinamento devemos estudar qual área o operário da construção será mais aproveitado e assim buscando sua aptidão nas áreas da construção civil, o operário mal treinado não é produtivo,executa trabalhos com má qualidade muitas as vezes criam conflitos no canteiro de obra devido sua falta de cultura,o treinamento direcionado para a pratica faz com que o operário tenha mais interesse pela área que atua muitas as vezes se da o treinamento voltado mais a teoria deixando o operário desinteressado pois seu conhecimento fica restrito,muitos operários tem nível de escolaridade baixo fazendo com que ele tenha um baixo interesse em aulas teóricas, como comentado o treinamento tem que ser voltado a pratica desenvolvendo as habilidades de cada um explorando seu perfil em que área o operário tem mais habilidade

Autor

James Josefi
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Acylino Chemin
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Cristiane Ansbach Pereira Mendes
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

qualidade, construção, operários, treinamento, cultura

MÉTODO PARA SELEÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL DE RUÍDO DOS PLANOS BÁSICOS DE ZONEAMENTO DE RUÍDO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um método para seleção de curvas de nível de ruído para os Planos Básicos de Zoneamento de Ruído - PBZR, que seja compatível com os requisitos previstos na legislação ambiental brasileira. Este método é fundamentado em parâmetros acústicos básicos, tais quais o decibel, o nível de exposição sonora (SEL) e o nível equivalente sonoro (Leq). Em seguida é apresentado o desenvolvimento do método proposto, que é posteriormente avaliado e validado por meio de sua aplicação em um estudo de caso.

Autor

Paulo J. P. Abdala
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Poluição, Acústica, Ruído, Zoneamento

MÉTODOS PARA IMPERMEABILIZAÇÃO EM BASE DE PAREDES INTERNAS E EXTERNAS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo aborda experiências que foram realizadas em obras residenciais na cidade de Ponta Grossa com solo contendo umidade excessiva, onde o objetivo foi reduzir ao máximo as infiltrações que ocorrem geralmente em obras que não seguem os devidos cuidados com impermeabilizações. Dentre os vários problemas relacionados a infiltrações provenientes do solo, capilaridade que ocorre nas paredes externas, e algumas vezes internas das casas. O presente artigo mostra todo o processo da execução deste método, ilustrando com fotos de obras realizadas com e sem este processo uma vez que obras sem este processo apresentaram grandes problemas de infiltrações danificando pinturas, emboços, parte elétricas, pisos, revestimentos e trazendo desconforto para os moradores prejudicando até mesmo a saúde dos mesmos. Os resultados desta metodologia foram excelentes, pois as etapas foram cumpridas com bastante empenho por parte dos envolvidos chegando à conclusão de que seja qual for à metodologia aplicada de nada adianta se não houver mão de obra qualificada.

Autor

Pedro Gomes Ribas
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

Umidade, Infiltrações, impermeabilizações, Mão de obra qualificada

PREVISÃO DE DESEMPENHO DE PAVIMENTOS EM UM TRECHO DE RODOVIA DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Os modelos de previsão de desempenho de pavimentos são importantes ferramentas utilizadas pelo sistema de gerência de pavimentos que têm a função de prever a evolução da condição desses pavimentos ao longo do tempo e/ou tráfego acumulado, sendo assim essenciais para o planejamento das atividades de manutenção e reabilitação, bem como para a estimativa dos recursos necessários para a preservação das rodovias. Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência de previsão das deflexões e índices de irregularidade longitudinal proporcionada pelos modelos de desempenho de pavimento desenvolvido por Yshiba (2003) para tais parâmetros. A pesquisa se baseou na comparação estatística de valores reais com dados previstos. Os dados reais (coletados em campo) foram obtidos a partir da base de dados da concessionária responsável pelo trecho estudado da rodovia BR 277, já as previsões foram feitas a partir dos modelos de desempenho anteriormente citados. A partir da verificação dos baixos valores dos coeficientes de correlação obtidos pode-se concluir que, de acordo com os dados utilizados nesta pesquisa, o modelo não apresentou satisfatória capacidade de previsão estando desta forma descalibrado para região Oeste do Paraná.

Autor

Heliana Barbosa Fontenele
Instituição: Universidade Estadual de Londrina - UEL

Autor

Leandro Martins Kalinoski
Instituição: Construtora Capital Ltda. - CCL

Autor

Carlos Alberto Prado da Silva Junior
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Pavimentos, Gerência de pavimentos, modelos de previsão, desempenho de pavimentos

RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Nos dias atuais um grande problema são os resíduos, sendo estes depositados em aterros muitas vezes clandestinos, e boa parte destes resíduos sendo da construção civil, que podiam ser reutilizados e assim aumentando a vida útil dos aterros sanitários. O trabalho versa sobre as questões de reciclagem dos resíduos da construção civil, o porquê da geração destes resíduos, a organização deles no canteiro de obra, o controle de desperdício de materiais, a utilização na própria obra dos materiais recicláveis gerados na mesma ou o destino correto destes materiais. Existe legislação federal, estadual e municipal a respeito do assunto. As responsabilidades vão desde o gerador até o destino final desse resíduo, entretanto a aplicabilidade destas leis ainda é restrita. Quem mais perde com a não reciclagem dos resíduos da construção é a natureza, pois se retira continuadamente matéria prima virgem para fabricação de produtos e materiais. Ainda registra-se o impacto, causado ao meio ambiente, devido aos aterros clandestinos.

Autor

Joatan E. Marconato Wolski
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Marcos V. Ionngblood
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Reciclagem, Resíduos, Desperdício

TOPOGRAFIA: UMA ENGENHARIA MILENAR APLICADA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo tem como objetivo principal efetuar discussões sobre o tema topografia como uma engenharia milenar aplicada. Para tanto, inicialmente são apresentadas noções gerais de geometria descritiva enquanto base do desenho projetivo topográfico e algumas definições conceituais de topografia. Em seguida, busca-se tecer breves comentários acerca do panorama histórico da evolução da topografia, bem como das subdivisões didáticas básicas da mesma. Por fim, fazemos alguns apontamentos referentes à importância da topografia para os diferentes campos de estudos das ciências naturais aplicadas.

Autor

Marcos Pereira dos Santos
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

Palavras-chave:

topografia, desenho projetivo, geometria descritiva

A GEOLOGIA AMBIENTAL NO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL (CESCAGE-PR)
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar os principais aspectos da Geologia Ambiental e os procedimentos metodológicos básicos empregados em sua docência. A disciplina conta com uma carga horária total de 72 horas/aula, sendo que deste total, 36 horas/aula são teóricas e 18 horas/aula são práticas. Nesse sentido, 15 horas/aula foram distribuídas em saídas de campo e 3 horas/aula foram direcionadas à análise de amostras de rochas. No transcorrer do semestre letivo foi adotada a abordagem sistêmica como orientação teórico-metodológica com o intuito de estabelecer relações entre os itens presentes na ementa. A prática pedagógica diversificada, aliada a uma abordagem holística e interdisciplinar pôde proporcionar aos acadêmicos um aprimoramento na compreensão de assuntos pertinentes à temática geoambiental.

Autor

Paulo Rogério Borszowskei
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Isonel Sandino Meneguzzo
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, geologia ambiental, ensino de geologia

A MITILICULTURA NO LITORAL PARANAENSE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O declínio da pesca no litoral paranaense devido à pesca predatória vem provocando o abandono em massa da atividade pesqueira ou ainda a mudança para outras atividades, sob este contexto surge a mitilicultura. A mitilicultura ou cultivo de mariscos é desenvolvido em praticamente todos os países que possuem costa marítima, no Paraná atividade acontece em todos os municípios do litoral e envolve centenas de famílias. A Baía de Guaratuba localizada no extremo sul do Estado apresenta excelentes condições para o cultivo da espécie perna perna. Objetivando elaborar um diagnostico da situação da atividade econômica e assim contribuir para o desenvolvimento sustentado deste arranjo produtivo no Paraná, foi organizado o presente estudo que englobou entrevistas quali-quantitativas a 32 mitilicultores. Diagnosticou-se que no comercio varejista a aquisição de mariscos limpos e congelados é preferencial; a produção oriunda de outros Estados da Federação é preferida a produção local; as condições de higiene inadequadas são apontadas como entrave a aquisição da produção local e conclui-se que a pratica da mitilicultura é aceita pelos extratores de mariscos em contraposição ao declínio da produção extrativista e pode representar a preservação da espécie nos ambientes naturais na Baía de Guaratuba.

Autor

Adilson Anacleto
Instituição: Faculdade de Filosofia Ciência e Letras do Paraná – FAFIPAR

Autor

Samanta Amorim Cordeiro
Instituição: Faculdade do Litoral Paranaense - Isepe

Autor

Paula Regina Mattos
Instituição: Faculdade do Litoral Paranaense - Isepe

Autor

Murillo Donizette Elero
Instituição: Faculdade do Litoral Paranaense - Isepe

Palavras-chave:

Mariscos, Perna perna, Mitilicultura

A SUSTENTABILIDADE COMO CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE AQÜÍCOLA MEDIANTE PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS AQUICULTORES
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: A atividade aqüícola, na modalidade de cultivo no mar, fora implantada cerca de duas décadas ao longo do litoral catarinense. Dedica-se, principalmente, ao cultivo de moluscos bivalves, fato em que se ressalta a importância do entendimento sobre sustentabilidade como condição de desenvolvimento da atividade. Com isto, o objetivo da pesquisa empírica volta-se a percepção do ambiente em que os produtores de moluscos vivem. De encontro ao objetivo, explicita-se os aspectos que envolvem a sustentabilidade inerentes ao processo produtivo de moluscos, como forma de contribuir para a manutenção da atividade aqüícola. Trata-se de estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa dos dados. Tem-se como resultados da pesquisa, observações relevantes a disponibilidade e uso do recurso água de boa qualidade, o qual é indispensável nas etapas de seleção, cultivo, manejo, higienização e beneficiamento. Também, a percepção sobre a flora e fauna na localidade, com representativo conjunto de morros, matas, costões rochosos e praias comparativamente a ocupação desordenada, tem neste último elemento, a crítica dos mais jovens, como algo que possa ameaçar a qualidade ambiental. A falta de tratamento ao esgoto sanitário, os riscos de poluição dos cursos d’água e risco de poluição do mar configuram entre os problemas da localidade mais lembrados pelos produtores maricultores.

Autor

Thaís Gonçalves Santo
Instituição: União Catarinense de Educação / Centro Social Marista Alto da Caiera

Autor

Cristiano do Nascimento
Instituição: Universidade Federal do Paraná - UFPR

Autor

Alessandra Vasconcelos Gallon
Instituição: Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

sustentabilidade ambiental, percepção dos produtores maricultores, atividade aqüícola

CONSCIENTIZAÇÃO EMPRESARIAL QUANTO AO ACONDICIONAMENTO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONFECÇÃO DE BONÉS NA CIDADE DE APUCARANA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O crescimento populacional associado à habilidade de transformar matérias tem causado desequilíbrios ambientais. Na atividade industrial, os resíduos resultantes do processo de transformação necessitam de disposição final adequada, gerando o mínimo de impacto ao meio ambiente. O Arranjo Produtivo Local (APL) de bonés da cidade de Apucarana/PR vem se destacando como pólo produtor de bonés, responsável por aproximadamente 60% da produção do país, gerando em média, 1029 toneladas de resíduos/ano. Diante dessa demanda, este artigo apresenta os resultados do diagnóstico I onde se aplicou questionário estruturado proveniente da quarta etapa do projeto de extensão com vistas a desenvolver um programa que contemplasse a conscientização e a capacitação das pessoas envolvidas no processo de industrialização e, principalmente, ao destino final dos resíduos resultantes dessa produção na intenção de promover a sustentabilidade do setor.

Autor

Carine Maria Senger
Instituição: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA

Autor

Marcio Pascoal Cassandre
Instituição: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA

Autor

Sandro Aurélio de Souza Venter
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Autor

Rodrigo Fenato
Instituição: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA

Autor

Maria Estela Flora Bossato
Instituição: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA

Palavras-chave:

Meio ambiente, Resíduos, Projeto de Extensão, APL de Bonés

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL ATRAVÉS DO PROJETO RIO DA MINHA RUA DA CIDADE DE LONDRINA-PR
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Com objetivo de propagar o Projeto “O Rio da Minha Rua” desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Londrina-Pr. e verificar como foi desenvolvido o processo de Gestão Ambiental deste Projeto no que tange à operacionalização da educação ambiental não formal, através da divulgação em massa e oficinas de conscientização, desenvolveu-se este trabalho. Trata-se de um novo modelo de Gestão Ambiental, que visa à educação ambiental e que deve ser seguido por todas as cidades. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi ex-pos-facto, bem como a revisão bibliográfica. Concluiu-se que é uma maneira de planejar e gerir a cidade, com a participação em massa da população que, conhecendo o rio de sua rua, passa a preservar e garantir para esta e as futuras gerações, a perpetuação das bacias hidrográficas da cidade de Londrina.

Autor

Zuleide Maria Janesch
Instituição: Universitário Filadélfia – UniFil

Autor

Miriam Lauriano Rodrigues
Instituição: Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Meio ambiente, Endereço Hidrográfico

ISO 26000, A TENDÊNCIA PARA UM FUTURO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal estudar os principais aspectos e conceitos que envolvem a temática em torno da Responsabilidade social, o Desenvolvimento sustentável e de forma direta a ISO 26000. Sendo assim, o intuito foi demonstrar a tendência que envolve a sociedade junto às organizações por um mundo ambientalmente responsável, mostrando a importância do tema perante a sociedade e o crescente envolvimento das organizações na busca por melhorias na relação com o ambiente em que se inserem. Partindo desse pressuposto, este trabalho visa abordar a nova norma da ISO referente à responsabilidade social: a ISO 26000. E diante da importância deste assunto, além de identificar a tendência de um futuro social e ambientalmente responsável das organizações, pretende-se mostrar o diferencial que este guia pode trazer às empresas que buscam financiamentos de organismos de investimento, além da imagem social. Para tanto, o trabalho discorre sobre a ISO 26000, que se trata de um conjunto de normas que pretende padronizar as ações e orientar a implantação de projetos de Responsabilidade social pelas empresas, indiferente de porte ou tipo. Além disso, o trabalho busca demonstrar a importância dada às políticas de Responsabilidade social nas empresas por órgãos de financiamento como o BNDES.

Autor

Michel Ruas Tajes
Instituição: Anhanguera Educacional – AESA

Palavras-chave:

responsabilidade social, Sustentabilidade, ISO 26000

LIXO ELETRÔNICO: UM DESAFIO PARA A GESTÃO AMBIENTAL
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo apresenta uma abordagem referente à gestão ambiental, observando a correlação entre o ambiente globalizado e a poluição, tendo como tema principal a poluição denominada eletrônica ou lixo eletrônico, fazendo uma associação com as consequências da poluição causada pelos equipamentos da área de TI, os poluentes utilizados na industrialização desses equipamentos e suas formas de descarte. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, na qual foi possível constatar que a gestão do lixo eletrônico vem sendo objeto de pesquisas e políticas públicas voltadas a gestão ambiental, principalmente nos países desenvolvidos. No Brasil é um tema que não tem recebido um tratamento adequado, havendo sim uma carência de informações e estudos que tratem do problema com maior atenção e discutam sobre políticas voltadas a gestão desse tipo de resíduo.

Autor

Adilson Carlos da Rocha
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Autor

Andriele de Prá Carvalho
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Palavras-chave:

Meio ambiente, Poluição, Lixo eletrônico

O PROCESSO DE BRIQUETAGEM COMO ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE PARA AS INDÚSTRIAS MADEIREIRAS DO MUNICÍPIO DE ARIPUANÃ-MT
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este estudo trata-se do processo de reaproveitamento de resíduos das indústrias madeireiras do município de Aripuanã-MT, enfocando os aspectos ambientais como estratégia para redução de queimadas e outros danos ecológicos. O objetivo central foi verificar se as indústrias do setor utilizam de práticas ambientalmente corretas em relação aos resíduos dessas madeireiras. Através de pesquisa de campo, com entrevistas informais aos gerentes e responsáveis pela área de produção dessas empresas, constatou-se que das 27 empresas legalizadas nos órgãos de fiscalização estadual e federal, apenas 2 fazem o reaproveitamento, principalmente para produzir energia, através do processo de biomassa. As demais madeireiras despejam esses resíduos no próprio terreno, ficando mais susceptível a outros danos ambientais, como as queimadas. Pela enorme quantidade de resíduos gerados pelas madeireiras do município, a pesquisa demonstrou que há demanda suficiente para implantação de um fábrica de briquetes, contribuindo para a redução dos resíduos e para práticas mais sustentáveis do setor madeireiro.

Autor

Elio Sandro Zago
Instituição: Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT

Autor

Anderson Gheller Froehlich
Instituição: Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT

Autor

Henrique Pelegrini
Instituição: Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT

Autor

Marcos Aurélio Sifuentes
Instituição: Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT

Palavras-chave:

Reaproveitamento de resíduos, Indústria madeireira, Briquetagem

REPENSAR A ECONOMIA DO CARBONO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: As considerações sobre as questões ambientais, a água, biodiversidade, poluição que, queiram ou não, afetam a todos nós, possui ainda uma forte viés econômica. No médio prazo as indústrias, as cidades e países deverão tomar atitudes em relação a uma diminuição no crescimento econômico. Se estas decisões foram realizadas em tempo hábil, efetuadas em transição moderada e ordeira propiciará emprego e renda e trará diversas alternativas de vida, embora já não se possa oferecer isso a todos, devido a alguns refugiados climáticos. A alternativa é evitar uma revolução drástica em que diversos setores da população, senão todos sofrerão e terão prejuízos. Neste texto se aborda os combustíveis fósseis, sua forma barata e cômoda de se manusear. A relação energética e com o aquecimento global. Comenta-se o protocolo de Kyoto e se oferece alternativas.

Autor

Adriano de Cerqueira Violante
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Palavras-chave:

Poluição, Combustíveis fósseis, gases efeito estufa, energias alternativas

TRILOGIA DA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DOS CASES ATUAIS NA FUNDAMENTAÇÃO DO CONCEITO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Atualmente, para que as empresas estejam bem inseridas no mercado global competitivo é necessário que sejam competentes, habilidosas e que inovadoras em seus processos administrativos. Com isso, esse artigo apresenta de maneira teórica-prática as definições de três variáveis indispensáveis em uma organização: Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação e Branding, formando assim, a trilogia da vantagem competitiva sustentável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo dos principais cases que utilizam as gestões propostas no estudo. Assim, os resultados apresentaram que a junção das três gestões em uma organização podem aumentar a eficiência e conseqüentemente a lucratividade da organização desde que, sejam trabalhadas em constante consonância.

Autor

Márcio Rafael Amaro
Instituição: Centro Universitário de Jales – UNIJALES

Autor

Léticia Colombo Chiaparini
Instituição: Centro Universitário de Jales – UNIJALES

Autor

Fabiano Akiyoshi Nagamatsu
Instituição: Centro Universitário de Jales – UNIJALES

Autor

Vinicius Martins de Oliveira
Instituição: Centro Universitário de Jales – UNIJALES

Autor

Suellen Moreira de Oliveira
Instituição: Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Palavras-chave:

inovação, Conhecimento, Branding

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente artigo trata da importância da tecnologia da informação na gestão do conhecimento, mostra de uma forma superficial, não muito abrangente, de como essa duas ferramentas estão unidas, mostrando a facilidade que é trabalhar com a tecnologia da informação e como a gestão do conhecimento ajuda a utilizar o sistema, bem como a formular estratégias competitivas na guerra contra a concorrência, até que ponto é um benefício para a empresa a utilização dessa ferramenta tanto para o processo como também para o recursos humanos.

Autor

Janaina Maciel Rodrigues
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Josiane Pereira Rupel
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Leila Paraíso
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Monalisa Rodrigues Zoldan
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

Conhecimento, tecnologia, estratégia competitiva

A INTERATIVIDADE DO SAP NO PROCESSO TPM NAS ORGANIZAÇÕES: Um estudo de caso utilizando esta interação em RCM na Tetra Pak
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este presente artigo trata da integração de um dos mais importantes ERP com estratégias de fabrica TPM, onde visam um aprimoramento dos dados de chão da fábrica a nível gerencial, com o intuito de identificar suas maiores demandas de falhas e trata-las de forma a reduzir e até mesmo eliminá-las. Com uma base de dados , gerando uma estrutura de informação com confiabilidade garantida, os trabalhos para uma melhor performance de seus indicadores serão sempre bem realizados. E é isso que a metodologia TPM busca o tempo todo, uma melhoria continua de seus resultados, confiando em uma realimentação de dados em tempo real. Para visualização destes dados a nível executivo, este sistemas contam com um protocolo possível de processar as informação e mostrar de forma gráfica para uma melhor estudo de sua Criticidade.

Autor

Adilson Mereth Junior
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Rafaela Lopes
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Cesar Eduardo Abud Limas
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Monalisa Rodrigues Zoldan
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

TPM, ERP, integração, Informação

ANÁLISE COMPARATIVA DE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O dimensionamento de reservatórios de sistemas de aproveitamento da água de chuva envolve diferentes aspectos como, o atendimento ao consumo, a segurança sanitária, e a sustentabilidade hídrica da bacia hidrográfica. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar comparativamente alguns métodos de dimensionamento de reservatório. Compreende a análise comparativa entre os métodos de dimensionamento dos reservatórios recomendados no anexo A, da Norma Brasileira de Água de chuva - Aproveitamento de Coberturas em Áreas Urbanas para Fins Não Potáveis - NBR 15527 (ABNT, 2007), o Método do Coeficiente de Permeabilidade Artificial do Solo proposto por FENDRICH, 2002, e ainda o método proposto na Lei 10.785 do Município de Curitiba. A análise comparativa foi estabelecida, através de estudos de simulação da aplicação dos métodos de dimensionamento, para uma situação referencial padrão. Os resultados obtidos podem subsidiar o processo de dimensionamento dos reservatórios em relação aos aspectos analisados.

Autor

Margolaine Giacchini
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Alceu G.Andrade Filho
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Daniel C. Santos
Instituição: Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

CIBERESPAÇO: (Modelos, Tecnologias e Aplicações)
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este Artigo trata de ambientes que compõe de forma total um ciberespaço e suas interfaces correspondentes. Apresentando características em relacionamento Homem – Máquina, vida Artificial e componentes de acesso mundial para todos. Visualizando linguagens para construção de um ciberespaço, modelos em 3D. Modelando uma nova onda de tecnologia de informação, onde é possível comprar ou simplesmente trocar informação em um determinado espaço. Novos conhecimentos são adquiridos e de forma muito mais rápida do que antigamente, Bibliotecas Virtuais foram criadas para um melhor aprendizado. Tudo em função das novas ondas de Tecnológicas em que o Ciberespaço oferece para criação e desenvolvimento.

Autor

Rafael Scoczynski Ribeiro
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Autor

Marcos Vinícius Fidelis
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

ciberespaço, tecnologia da informação

IMPACTOS AMBIENTAIS DA OBRA DA RODOVIA CONTORNO-LESTE NO ARROIO LAJEADO GRANDE (TREVO-UTFPr),
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente trabalho buscou analisar os impactos ambientais causados pela obra da Rodovia Contorno-Leste no Arroio Lajeado Grande, trevo da UTFPR na cidade de Ponta Grossa, PR. Os procedimentos metodológicos contaram com revisão de literatura e trabalhos de campo com observação direta dos impactos existentes. Verificou-se que: ocorreu perda de vegetação ciliar e conseqüentemente fuga de animais silvestres, o solo ficou totalmente exposto durante a construção da obra inclusive com início de processos erosivos, construção de taludes artificiais e de corte e canalização do arroio. Concluiu-se que, durante a execução da obra, medidas deveriam ser tomadas no sentido de minimizar os impactos ambientais acima citados.

Autor

Adeline Chaicouski
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPr

Autor

Isonel Sandino Meneguzzo
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Márcia M. P. Vedam
Instituição: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI

Autor

Glines R. K. da Luz
Instituição: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Arroio Lajeado Grande, construção de rodovias

LOGÍSTICA REVERSA COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS: UM EXEMPLO A SER SERGUINDO NO TOCANTE A RECICLAGEM QUÍMICA E O DESCARTE DE PILHAS NO ESTADO DO AMAZONAS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, nunca se degradam em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas. Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio e, todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são biocumultativos. O cádmio é uma substancia altamente cancerígena e o chumbo, por sua vez, pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, já o mercúrio pode chegar a ocasionar mutações genéticas. Sem o devido tratamento, estas substancias vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais. Neste trabalho mostra-se a logística reversa aplicada como uma ferramenta que auxilia na fomentação da consciência ambiental quando no tratamento da reciclagem de pilhas no estado do Amazonas. Mostra um estudo de caso do programa Papa-pilha, uma iniciativa do Banco Real em conjunto com a empresa Suzaquim no retorno das pilhas descartadas após o término da vida útil destes produtos.

Autor

Rejane Dantas Cavalcante
Instituição: Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Autor

Ely Sena De Almeida
Instituição: Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Autor

Enily Vieira do Nascimento
Instituição: Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Autor

Márcia Helena Veleda Moita
Instituição: Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Logística Reversa, Reciclagem de Pilha, Impacto Ambiental

MAXIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DO APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo produtivo da Batata Inteira 2,5 kg, em uma empresa de alimentos da cidade de Castro. Foi analisado o fluxograma da produção referente ao produto, identificando os fatores críticos, os quais podem diminuir a produtividade. Esta pesquisa que se desenvolveu, do ponto de vista da sua natureza, classifica-e como aplicada com o objetivo de gerar conhecimentos práticos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do ponto de vista da forma de abordagem do problema. Descritiva do ponto de vista dos objetivos, quanto aos procedimentos técnicos utilizados, tratou-se de um estudo de caso. Ao se implementar corretamente as atividades do PCP, é possível apontar os recursos necessários para o processo produtivos e identificar possíveis gargalos que possam inviabiliza-lo. Os resultados obtidos com esta pesquisa foram alcançados abordando as duas principais causas de falhas que elevam as perdas de produção: falhas operacionais e falhas de pessoal. As sugestões de alteração no processo inerente às falhas operacionais impactarão positivamente, pois elevarão a produtividade em 3,6%. Enquanto que as sugestões inerentes às falhas de pessoal foram estritamente de caráter qualitativo, abordando os aspectos de treinamento.

Autor

Luis Henrique Alves
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Adriana G. F. Diniz
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Palavras-chave:

produtividade, Indústria de Alimentos, Batata Inteira, Planejamento e Controle de Produção, Eficiência

O COMPROMETIMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO-EXECUÇÃO DEVIDO AO PARTICIONAMENTO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O presente trabalho, utilizando conceitos de racionalização construtiva, construtibilidade e salientando a importância de quebra de paradigmas individualistas vem ressaltar que a falta de integração entre os diversos profissionais ligados a construção civil, sejam eles projetistas, especialistas, arquitetos e executores causam problemas advindos do mal planejamento e da coleta de informações relapsa ou pobre, trazem falhas construtivas, de orçamento e cronograma que acarretam prejuízos ao cliente que poderiam ser evitados ou ao menos, minimizados.

Autor

Patrícia Krüger
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Palavras-chave:

Paradigma, integração, racionalização, construtibilidade

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) NA REMANUFATURA: ANÁLISE ESTRATÉGICA POR MEIO DE UM ESTUDO TEÓRICO
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: Este artigo tem como objetivo geral fazer um estudo exploratório do setor de remanufatura segundo a ótica da estratégia de produção. Para tal, foi escolhido o Planejamento e Controle da Produção (PCP) como área de decisão infra-estrutural norteadora da análise. Com isso, o objetivo específico deste artigo é fazer uma revisão da literatura a respeito do PCP na remanufatura e relacionar os trabalhos analisados com as prioridades competitivas custo, qualidade, flexibilidade e entrega. Assim, o presente artigo pretende contribuir de duas maneiras: (i) evidenciando qual a prioridade competitiva predominante nos estudos já realizados sobre o PCP na remanufatura e (ii) identificando pesquisas futuras a respeito da questão infra-estrutural PCP na remanufatura. Neste estudo, constatou-se que os objetivos de desempenho priorizados com maior freqüência pelas pesquisas analisadas foram custo e entrega; sendo que nenhum estudo da amostra priorizou o objetivo flexibilidade, o qual, portanto, se mostra como tema para pesquisas futuras na área.

Autor

Muris Lage Junior
Instituição: Universidade Federal de Goiás - UFG

Autor

Moacir Godinho Filho
Instituição: Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Estratégia de Produção, Planejamento e Controle da Produção, remanufatura

SIMULAÇÃO A EVENTOS DISCRETOS DA DISTRIBUIÇÃO DE PETRÓLEO EM COMPLEXOS CONTENDO PORTOS, REFINARIAS E OLEODUTOS
(Ver Detalhes)      (Ver Artigo)

Resumo: O objetivo desse trabalho é verificar a viabilidade do uso de técnicas de simulação na programação de atividades de distribuição de petróleo em complexos contendo portos, refinarias e uma infra-estrutura de oleodutos. O modelo foi desenvolvido utilizando o software Arena e, para a implementação foram criados três sub-modelos que controlam, respectivamente, a entrada nos píeres, o carregamento dos tanques e, o descarregamento nos oleodutos e transporte para as refinarias. Através dos resultados obtidos para a política de controle utilizada, pode-se prever o lucro da operação, levando em conta os custos de óleo nos navios, de utilização dos píeres, de sobre-estadia dos navios e de interface entre as classes para o transporte no oleoduto, bem como, as receitas de óleo no porto e receitas de óleo para as refinarias, assim, pode-se implementar um schedule eficiente, que poderá gerar ganho considerável em termos de redução de custos no processo.

Autor

Marcella Scoczynski Ribeiro
Instituição: Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE

Autor

Luís Guilherme R. Martins
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autor

Myriam Delgado
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Autor

Ricardo Luders
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Simulação, petróleo, Arena

 

CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
Campus Paraiso - Fone: (42) 3219 8000 Av. Carlos Cavalcanti 8000 - Uvaranas - Ponta Grossa - PR - CEP 84030-000
Campus Olarias - Fone: (42) 3901 1900 Rua Tomazina S/N - Olarias - Ponta Grossa - PR - CEP 84025-510
Campus Fazenda Escola - Fone: (42) 9109-1972 BR 376 - KM 503
CDE - Pós-Graduação - Fone: (42) 3224-4389 - Rua Rodrigues Alves, 600 - Jardim Carvalho - CEP 84015-440