Uso e Manejo do Solo: Fertilidade e Conservação

Objetivo:

GERAL:
apacitar engenheiros agrônomos e profissionais de áreas afins os conhecimentos de área de ciências do solo ligados à fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas, manejo conservacionista e produção de culturas comerciais.

ESPECÍFICOS:
Atualizar informações pertinentes na área de fertilidade de solos e nutrição mineral de plantas com a aplicabilidade prática aos profissionais da área.
Informar características de manejo do solo conservacionistas abordando aspectos de agricultura de precisão, mecanização agrícola e geoprocessamento.
Contextualizar os processos microbiológicos do solo a partir das alterações na qualidade química e física em função de sistemas de manejo e incorporação de adubos minerais e orgânicos e corretivos agrícolas.
Identificar aspectos particulares do manejo de solo em sistemas olerícolas e na fruticultura voltado para a fertilidade.
Relacionar índices indicativos na qualidade química do solo e formas de correção via adubação e calagem.
Habilitar os profissionais quanto aos métodos de avaliação de solo e planta para a interpretação dos resultados.
Preparar o engenheiro agrônomo e profissionais de áreas afins para o exercício da prática docente no ensino superior.

Sugerido Para:

O público alvo concentra-se, principalmente, nos profissionais da área Ciências Agrárias e áreas correlatas como as ciências ambientais e engenharia florestal.

Funcionamento:

Dias: Sábados (8:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h)
Peridiocidade: Quinzenal
Mensalidade: R$ 350,00

Coordenação:

Coordenador(a): Carla Fernanda Ferreira
E-mail: carla.ferreira@cescage.edu.br
Breve Currículo: Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006) e pós-graduada nível mestrado em Ciências do Solo na Universidade Federal do Paraná (2009). Têm experiência na área de agronomia, com ênfase em dinâmica da matéria orgânica e manejo de nutrientes no sistema solo-planta, atuando principalmente nos seguintes temas: fluxo do nitrogênio mineral, sistemas de manejo do solo, estoque de carbono orgânico, aplicação de gesso e calagem e nutrição mineral de plantas. Atualmente, ministra as disciplinas ligadas as Ciências dos Solos como Pedologia, Levantamento e Classificação de Solos, Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, Adubação de Culturas Regionais de Verão, Adubação com Resíduos Potenciais e Plantio Direto para o curso de Agronomia do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais além da disciplina de Metodologia de Produção de Texto Aplicado. Concomitantemente à prática de docência é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná e projeto voltado ao estudo de corretivos agrícolas e fertilizantes minerais em ambientes florestais.

Organização Curricular

SAIBA MAIS
Faça já sua inscrição
Em dúvida? Entre em contato conosco

Dúvidas? Entre em Contato

Envie seu e-mail para posgraduacao@cescage.edu.br ou, se preferir, utilize nosso formulário abaixo:

Preenchendo um telefone de contato podemos responder sua dúvida com mais agilidade